O que fazer em Jericoacoara 2021

Seja bem vindo

O que não falta é o que fazer em Jericoacoara, na nossa opinião um dos melhores destinos de todo o Ceará, e por consequência do Brasil. Muita praia linda, dunas, pousadas e hotéis e um clima amistoso atraem cada vez mais viajantes. Você vai encontrar neste post um apanhado de como planejar sua viagem, reservar hospedagem, tours, passagens aéreas e aproveitar tudo de bom que Jericoacoara tem a oferecer.

Algumas considerações

Jericoacoara é um lugar muito simples (Graças a Deus), por isso não espere tecnologia e conforto digital. Não existem bancos ou caixas eletrônicos e carros particulares não podem acessar a vila.

A Prefeitura cobra uma taxa de turismo com validade de 7 dias de permanência, por pessoa. Idosos com mais de 60 anos e crianças até 12 anos não pagam esta taxa. O valor pode ser pago diretamente pela internet no site da Prefeitura de Jijoca ou na chegada à vila.

Roupas leves na mala, tem um sol para cada viajante. Roupa de frio, só corta vento, agasalho nem pensar.

Use e abuse de protetor solar. Venta muito e isso engana a sensação de calor, e o resultado é uma queimadura de sol. Por isso, use mesmo muito protetor solar.

Uma boa opção para os passeios é o uso de roupas com proteção solar, principalmente para os passeios de buggy 

Cartões de crédito e pix são amplamente aceitos nos restaurantes e lojas.

A internet funciona bem na vila. Já nos passeios e no aeroporto, não conte com isso.

Sobre Jericoacoara

Mais conhecida como “Jeri”, é sem dúvida nenhuma um dos mais belos destinos nordestinos que é a sensação entre turistas do Brasil e de outros países. 

A visão de quem chegava a tempos atrás a Jericoacoara era de um lugar escondido entre dunas, lagoas, mangue e o mar. Uma vila de pescadores em um local de difícil acesso e com praticamente nenhuma estrutura.

O que fazer em Jericoacoara

Hoje o cenário de um lugar simples ainda é presente, mas Jericoacoara está mais moderna, tem ofertas de hotéis e pousadas com excelente estrutura, e também oferece restaurantes e bares para agradar aos gostos mais exigentes.

Quando o sol nasce, você já tem o que fazer em Jericoacoara, até porque os melhores passeios da cidade são feitos durante o dia. Se você está programando uma viagem de poucos dias, acorde cedo e aproveite tudo que este paraíso nordestino tem a lhe oferecer. 

O que não falta em Jericoacoara são praias lindas, mas mesmo assim a natureza foi caprichosa e deu aquele lugar lagoas espetaculares de águas doces e cristalinas para relaxar em uma das famosas redes na beira da areia.

Passeio de buggy é quase uma obrigação, eles te levam para lugares maravilhosos. Quem gosta de esportes radicais está no paraíso. Surf, windsurf, kitesurf e stand-up paddle estão à disposição de todos.

E ao chegar o final do dia, aproveite para ver o sol se pondo no mar, e veja porque a natureza foi generosa com Jericoacoara

Onde fica Jericoacoara

Jericoacoara é uma vila que faz parte de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, Nordeste do Brasil. A vila está a cerca de 300 km de Fortaleza, no litoral Oeste do estado e está a cerca de 580 km de São Luís, no Maranhão.

Como chegar a Jericoacoara

Sem sombra de dúvidas o paraíso existe mas não é fácil chegar. A logística necessária para chegar a Jericoacoara não é das mais fáceis, mas acredito que já foi bem pior. 

Um caminho muito utilizado é utilizando o Aeroporto de Fortaleza – Pinto Martins (FOR), que está a 300km de distância de Jericoacoara, através do Aeroporto da própria cidade (JJD), que está em operação a poucos anos, porém está apenas a 30 km da vila.

Se você optou pelo Aeroporto de Fortaleza, a forma mais usada é contratar um transfer compartilhado ou privado. São vários motoristas oferecendo esse serviço, com a grande vantagem de serem moradores locais e com larga experiência no trajeto e em como atravessar as dunas no caminho até Jericoacoara.

O serviço de transfer pode buscá-lo em Fortaleza em um hotel ou no aeroporto, prática mais comum entre os viajantes que chegam e já querem ir direto para Jericoacoara.

Dá para você alugar um carro com tração 4×4, mas mesmo assim é preciso ter experiência para não atolar na areia, o que ocorre com uma certa frequência com quem não tem essa prática.

Além disso, é bom lembrar que veículo particular não pode circular em Jericoacoara e precisará ficar estacionado na entrada da vila.

Tem uma outra opção que é fazer o trajeto entre Fortaleza e Jericoacoara com um ônibus que sai direto do aeroporto de Fortaleza. Mas é uma missão para os bravos, porque é muito cansativo e demorado.

Quando ir a Jericoacoara

O ano todo é bom para aproveitar Jericoacoara. Como é de se esperar no nordeste, entre dezembro e o Carnaval é quando a vila fica com muito mais turistas, especialmente no Réveillon que é um lugar fantástico para começar o ano novo.

Nos primeiros seis meses do ano chove mais do que em outros períodos, e com isso as lagoas ficam cheias, o que é tudo de bom. Entretanto, isso não significa que chova o dia todo, pelo contrário, você poderá ter um refresco natural e aproveitar melhor o dia.

Na segunda metade do ano o tempo é mais seco, o que é ótimo para os esportes radicais que usam o vento como mola propulsora. Mas sem dúvida nenhuma, independente da época do ano, Jericoacoara é um destino espetacular. Lembre-se que finais de semana e feriados as opções de hospedagem diminuem pela procura dos turistas, por isso é bom você fazer sua reserva com antecedência.

Praias de Jericoacoara.

Clique nas bandeiras do mapa e veja o nome da praia. Na listagem abaixo do mapa, estão todas as praias com imagens e comentários. Aproveite para conhecer melhor as praias de Jericoacoara

Opções de hospedagem em Jericoacoara

É muito variada a opção de acomodações em Jericoacoara, você encontra desde pequenas pousadas familiares até luxuosos hotéis. Tudo dependerá do que você está disposto a pagar e receber. Algumas acomodações são praticamente pé na areia, outras em ruas internas, mas todas estão muito bem localizadas e com fácil acesso às praias. Abaixo estão algumas opções de hospedagem em Jericoacoara.

Booking.com

Serviços, Translado & Passeios

Agora se você precisar de serviços em Fortaleza, como traslados, passeios, ingressos entre outros, temos diversas opções para que você encontre o que procura.